Home Américas Porto Seguro: primeira viagem pós pandemia

Porto Seguro: primeira viagem pós pandemia

por Cláudia Hofstaetter
1496 visualizações

Recebi o convite para conhecer Porto Seguro em abril, no meio da segunda onda da pandemia do Coronavírus, quando quase nenhuma outra operadora estava fazendo Famtur*.

*Famtur é uma viagem para agentes de viagem conhecerem melhor um destino, podendo assim oferecê-lo aos clientes com mais propriedade.

Eu ainda não conhecia Porto Seguro, apesar de ser um dos destinos que mais vendi nesses anos trabalhando em agência. Neste caso específico estava bem ansiosa e animada, pois seria minha primeira viagem de avião desde o início da pandemia.

Cuidados no aeroporto e avião

Embarcamos em Porto Alegre e logo de cara me surpreendeu a quantidade de gente no aeroporto. Imaginava que teria menos movimento, mas me dei conta que estávamos embarcando exatamente uma semana antes do feriadão de Tiradentes.

O embarque foi feito por grupos e na entrada do avião todos ganharam um sachê de álcool em gel. Quem não estava com as máscaras permitidas pela ANAC ganhava uma descartável. No alto-falante pediram que todos permanecessem de máscara durante o voo, e informaram que nos aviões utilizam filtros HEPA, que eliminam 99,9% dos vírus e bactérias.

Nossa conexão em Campinas foi bem rápida e o aeroporto também estava cheio. Todos de máscara como manda o regulamento. Em ambos os voos a Azul estava operando na capacidade máxima permitida naquela data.

Chegada e receptivo

Chegando em Porto Seguro fomos recepcionados pelo guia Adriano da Taípe Turismo, que nos contou todo feliz que éramos a primeira turma de Famtur que eles recebiam desde que a pandemia havia começado.

Antes de entrarmos na van o motorista mediu a temperatura de todos e pediu que usássemos o álcool em gel disponível na entrada. Na van não é permitido tirar a máscara. No caminho para o hotel o guia nos falou sobre a situação de Porto Seguro. Contou que estavam em bandeira vermelha, com quase todas as atividades funcionando, porém somente até às 20h.

Hotel Vitória Régia

As primeiras noites nos hospedamos no hotel Vitória Régia. Fomos recebidas pelos gerentes Alexandre e André, e já fizemos uma visita técnica para conhecer as acomodações e as áreas de lazer. Os apartamentos são muito bons e a área da piscina é bem legal; possui sauna, salão de jogos, área kids, academia, e até uma capelinha onde num dos dias teve missa! Não é beira-mar, mas tem transporte gratuito para as praias em horários determinados.

Passarela do Descobrimento

Nessa noite fomos à Passarela do Descobrimento (ou Passarela do Álcool como era conhecida antigamente). O lugar estava pouco movimentado perto do que costumava ser em dias normais. Jantamos no restaurante Colher de Pau e gostamos bastante. Comida gostosa, cerveja geladinha, bom atendimento e uma decoração super bonitinha.

Trancoso

No dia seguinte saímos abaixo de chuva para Trancoso e Arraial D’Ajuda. Na ida fomos “por cima”, como eles falam, e tivemos muita sorte do tempo melhorar e sair sol antes da nossa chegada. Esse “por cima” é o caminho feito por terra, e não pela balsa.

Começamos por Trancoso, onde descemos no famoso Quadrado Histórico. Me apaixonei pelas casinhas coloridas, as árvores enfeitadas com balões de luz e a igreja de São João Batista que é famosa pelos casamentos. Nos fundos dessa igreja tem um mirante com uma vista espetacular da praia que renderam lindas fotos.

Fizemos uma visita à Casa La Torre, um hotel boutique que fica ali mesmo no Quadrado de Trancoso. Pense num lugar bonitinho e aconchegante para se hospedar! Fiquei encantada com tanto capricho!

Dali fomos até a Praia dos Coqueiros, onde ficamos na barraca Zé e Zilda. Um lugar bem gostoso com música boa, gente bonita, um mar maravilhoso, cerveja gelada e comida gostosa. Precisa mais? Foi ali meu primeiro banho de mar da viagem. Mar calmo e quentinho: uma delícia!

Arraial D’Ajuda

Depois fomos até Arraial D’Ajuda onde visitamos a igreja Nossa Senhora D’Ajuda e o mirante cheio de fitinhas coloridas que fica atrás dela. Achei o lugar bem vazio. Fiquei com vontade de voltar lá durante à noite. Deve ser lindo!

Hotel Brisa da Praia

Voltamos pela balsa e fomos até o hotel Brisa da Praia onde iríamos jantar. Quem nos recebeu foi o gerente Daniel que antes da janta nos apresentou o hotel. O Brisa tem uma área de lazer bem legal, um jardim grande e bonito (com os gatinhos mais gordinhos que já vi na vida!); os apartamentos são confortáveis e todos possuem varanda. Pra mim o ponto alto é a localização: à beira-mar, na praia de Taperapuan, bem próximo à barraca Tôa Tôa.

Centro Histórico

No dia seguinte fizemos o city tour e conhecemos o Centro Histórico. Passamos um bom tempo por ali. Bebemos água de coco, assistimos uma apresentação de capoeira do grupo Gunga IÊ, compramos artesanato, chocolate… o pessoal comprou até pomada e uns remédios naturais de um senhorzinho.

Depois caminhamos até o mirante (onde vi a árvore mais linda de toda a viagem)e paramos pra comer acarajé. Dizem que um dos melhores lugares pra comer acarajé em Porto Seguro é no centro histórico. Prove e depois me conte!

Seguimos para igreja Nossa Senhora da Pena e a antiga cadeia. No caminho passamos por mais casinhas coloridas antigas, algumas ainda habitadas, mas a maioria virou lojinha. Conhecemos também o Marco do Descobrimento e tiramos foto na famosa placa com o nome da cidade.

O Marco do Descobrimento foi o primeiro monumento trazido pelos portugueses em 1500. É uma coluna de pedra que tem a função de afirmar a soberania portuguesa onde está inserida.

La Torre Resort

Depois do passeio fizemos check in no La Torre Resort, onde ficamos hospedados até o final da viagem. O La Torre trabalha com regime de all inclusive, que inclui toda alimentação e bebidas. Ficamos na Suíte Superior, que pra mim é a mais aconchegante e com melhor localização do resort. Tive certeza disso depois da visita técnica que fizemos com a Deiri pelo hotel. A comida é boa, a cerveja estava sempre super gelada, várias opções de drinks e os funcionários uns queridões.

A partir desse dia ficamos livres para curtir a estrutura do resort e a praia. Numa das noites jantamos no restaurante Gino que fica à beira-mar e tem um cardápio a la carte diferenciado. O hóspede que quiser jantar ali precisa agendar previamente e escolher um dos horários. Vale a pena!

Em uma das manhãs no La Torre madrugamos para assistir ao nascer do sol. A parte mais engraçada da viagem foi essa! Durante à noite eles ligam o sistema de irrigação das gramas e, para sair do quarto e chegar na recepção antes do nascer do sol, me senti nas “Olimpíadas do Faustão” desviando os jatos que se moviam aleatoriamente e tentando guiar as amigas a escapar deles também. Chegamos sãs, salvas e secas!

Já podemos viajar tranquilos?

Percebi que os hotéis estão seguindo à risca os protocolos de prevenção ao Coronavírus. Álcool em gel em todos os ambientes, utilização de máscara pelos funcionários, higienização das malas na chegada, um cuidado bem intenso nos restaurantes. Tivemos uma apresentação da equipe de limpeza com detalhes mais técnicos, e posso garantir que tudo está sendo cuidado com muito carinho para receber os hóspedes.

Alguns locais ainda estão fechados, mas a maioria dos passeios de Porto Seguro são em lugares abertos e arejados. Não deixei de fazer nada que eu queria por causa do vírus.

Já sabemos como nos cuidar e a viajar de forma responsável e segura, não é? Após todo esse tempo convivendo com o vírus precisamos pensar também na nossa saúde emocional. Merecemos espairecer, apreciar lindas paisagens, conhecer lugares diferentes, pensar em coisas boas… e viajar é tudo isso! Se está pensando em ir, na minha opinião, já pode ir sem culpa! Basta seguir com os cuidados necessários e curtir! Porto Seguro já está preparada para nos receber bem e com segurança.

P.S: Agradeço a BWT Operadora pelo convite pra esse Famtur, nosso guia Adriano e todo o pessoal da Taípe Turismo, o Xandão e o André pela recepção no hotel Vitória Régia, o Daniel do hotel Brisa da Praia que nos ofereceu um jantar tão especial, a Deiri do La Torre Resort, as colegas agentes de viagem e o Mauro que me acompanharam e fizeram dessa viagem inesquecível. Obrigada mesmo!

Quando fui: 14 a 20/04/21.
Quanto tempo: 6 noites e 7 dias.
Como cheguei: De avião, voando Azul, saindo de Porto Alegre com conexão em Campinas.
Onde fiquei: Hotel Vitória Régia e La Torre Resort. Recomendo também o hotel Brisa da Praia.
Principais visitas: Trancoso e Arraial D’Ajuda, centro histórico de Porto Seguro e Passarela do Descobrimento.
Baita dica: Aproveite, mas continue se cuidando.