Home Europa Primeira viagem à Europa | Parte 1

Primeira viagem à Europa | Parte 1

por Cláudia Hofstaetter
2291 visualizações

Desde adolescente sempre tive o sonho de ir pra Europa. Quando fiz 15 anos meu pai fez a famosa pergunta: festa ou viagem? Escolhi a viagem sem pensar duas vezes! Mas com 15 anos meu english não era lá essas coisas, tava na metade do segundo grau e ainda não tinha muita certeza do que queria conhecer. Deixaria a viagem pra quando terminasse o colégio. Terminei, fiz o tal do vestibular, passei pra Publicidade e decidi cursar. “Melhor assim. Quando eu terminar a faculdade já vou com o canudo, faço um intercâmbio e, se conseguir algum trabalho, quem sabe já fico morando por lá”. O “lá” era Londres. Resumindo: me formei e não fui. Meu presente de 15 ganhei com 29. Mas essa já é outra história…

Em 2012 já estava trabalhando no turismo há 4 anos e havia juntado um dinheirinho pra viajar. Já tinha feito alguns pacotes dentro do Brasil e pra fora só tinha ido (de ônibus!) pro Uruguai e pra Argentina. Na época namorava um guri que nunca tinha viajado e não falava nada de inglês. Convenci ele a ir, sabendo que todos os riscos seriam por minha conta.

Escolhendo o roteiro

O único lugar certo que eu queria era Londres. Comecei a procurar roteiros em cadernos de circuitos (como os da Europamundo e Special Tours) e acabei achando um que me pareceu o ideal. Lógico que penei para decidir! É muito sofrido escolher os destinos de uma viagem à Europa. Tudo é tão pertinho que dá vontade de conhecer tudo de uma só vez! Infelizmente meu orçamento só cabia pra uma viagem de 15 dias.

Depois que decidi o roteiro, copiei! Fazer a viagem por conta própria sairia bem mais barato e eu ainda poderia modificar alguns detalhes pra viagem ficar mais a minha cara.

Quer que eu te ajude a montar uma viagem como esta? Me chama na consultoria!

Resolvido! Meu primeiro pacote pra Europa seria para Paris, Londres, Bruxelas, Amsterdã e Frankfurt. Doida né? Cinco países com quatro línguas diferentes em 15 dias contando a viagem.

Comprei as passagens dia 11 de Janeiro pra viajar dia 20 de Abril. E desde então corri contra o tempo pra organizar tudo.

Veja aqui as dicas de como organizar o seu roteiro em 5 passos.

A viagem: roteiro day by day

E finalmente chegou o grande dia! Meu primeiro voo internacional da vida foi de Tam, um POA / RIO / PARIS. Lembro-me como se fosse hoje minha emoção quando o avião pousou e a voz no alto falante disse “Bem-Vindos a Paris!”

E assim foram meus dias na Europa.

Dia 1: PARIS

Nosso voo chegou às 16 horas e, pra ir do aeroporto até o centro, peguei o Roissy Bus até a Ópera Garnier. Nos perdemos, pedimos ajuda pra uma senhorinha, e chegamos no hotel que não era longe dali.

Como lá escurece tarde nessa época e eu estava mega empolgada pra sair conhecer a cidade, procurei um ponto perto do hotel pra já matar algum passeio. Decidido: fomos a pé até a Sacré Coeur!

Sacré Coeur

Depois de uma subida infernal, chegamos exaustos ao ponto mais alto de Paris. Simplesmente linda! Infelizmente não se pode tirar fotos lá dentro, mas as externas ficaram top!

Foi de lá que avistei pela primeira vez a Torre Eiffel. Não preciso dizer que quase chorei de novo, né? Agora sim, depois de ter visto ela tinha certeza que estava em Paris! Voltamos ao hotel e não dormi a noite toda! Lembro que só pensava: tô em Paris e aqui deitada nesse hotel. Quero sair!!!

Minha primeira visão da Torre Eiffel!

Dia 2: PARIS

Para o segundo dia tinha deixado agendado uma manhã de fotos com uma fotógrafa brasileira, Fernanda Maruno, que mora em Paris. Marcamos de nos encontrar em uma estação de metrô. Nunca tinha andado de metrô antes e nossa primeira experiência foi engraçada. Não sabia qual tipo de passe comprar e não conseguia compreender qual dos trens deveria pegar… Só fui entender a lógica do metrô no terceiro dia de viagem!

Voltando às fotos, a fotógrafa era um amor e a manhã com ela foi bem legal. Praticamente não tenho fotos pra postar porque tirei pouquíssimas fotos sozinha. Conselho de amiga: se for tirar fotos com o namorado, tire ao menos uma em cada lugar bonito SOZINHA! Nunca se sabe o dia de amanhã…

Algumas das fotos que se salvaram

À tarde pegamos o metrô até a École Militaire, fomos caminhando até a Torre Eiffel, e continuamos até o Trocadero.

École Militaire: escola militar de Paris.

Depois fomos novamente de metrô até a praça da Concórdia, seguimos caminhando pelo Jardim das Tulherias até chegarmos no Museu do Louvre. Entramos no Louvre somente pra tirar foto com a pirâmide invertida (deixei a visita interna pra viagem seguinte).

Praça da Concórdia

Jardim das Tulherias

Louvre

Saindo de lá colocamos um cadeadinho na extinta ponte dos cadeados. Não fique triste que a ponte não existe mais: posso garantir que NÃO ADIANTA NADA! Meu namoro não durou 5 meses depois dessa viagem. Na volta passamos no Museu D’Orsay, mas já estava fechado.

Dia 3: PARIS

O terceiro dia amanheceu chuvoso e mega frio. Acho que foi um dos dias que mais passei frio na vida! Ficar no hotel? Bem capaz! Tínhamos comprado o Paris Museum Pass e queríamos aproveitá-lo ao máximo! Fomos primeiro ao Conciergerie, última prisão de Maria Antonieta, que fica na Ile de la Cité.

Conciergerie

Nesta mesma ilha, visitamos a Saint Chapelle e pertinho dali a Catedral de Notre Dame.

Saint Chapelle

Catedral de Notre Dame

À tarde visitamos o Panteão, passeamos pelos Jardins de Luxemburgo, caminhamos pela Champs Elysées e finalizamos o dia no Arco do Triunfo, onde subimos para ver o entardecer.

Panteão

Jardins de Luxemburgo

Arco do Triunfo

Dia 4: PARIS / VERSALHES / PARIS

Nesse dia decidimos conhecer o Palácio de Versalhes. Acordamos com toda moleza do mundo, tomamos café, fomos para a estação e chegando lá seguimos o fluxo de pessoas até chegar no palácio. Nunca um aviso de “chegue cedo” fez tanta falta! A fila era quilométrica e ainda começou a garoar e os bonitos foram sem proteção. Por sorte não demorou tanto assim e conseguimos fazer a visita que valeu cada minuto de espera!

Palácio de Versalhes

Depois pegamos o trem para conhecer os jardins de Versalhes. Nos falaram que valia muito a pena. Não sei se a expectativa foi grande demais mas essa foi a maior furada da viagem! Pagamos caro pra pegar o trenzinho que só deu uma pequena voltinha e já retornou. Até hoje acho que fizemos o passeio errado… Não é possível! Talvez deveríamos ter descido em algum ponto… alguém me explica please!

Voltando à Paris, fomos até a ponte Alexandre III, atravessamos e visitamos o Palácio dos Inválidos e a Tumba do Napoleão. Na volta ainda passamos pelo Petit e Grand Palais, a Opera Garnier e à noite assistimos ao espetáculo do Moulin Rouge.

Ponte Alexandre III e Palácio dos Inválidos

Tumba de Napoleão

Ponte Alexandre III

Ponte Alexandre III, Petit Palais e Grand Palais

Grand Palais, Petit Palais e Ópera Garnier

Dia 5: PARIS / LONDRES

Acordamos e fomos para a estação para pegar o Eurostar. A estação era longe, tivemos que imprimir os tickets em uma máquina e achar o trem. Chegamos apenas uns minutinhos antes da porta fechar! Ufa! Chegando em Londres pegamos um dos famosos táxis pretos e fizemos check in no hotel.

Já tinha comprado na internet o combo da London Eye com o museu de cera Madame Tussauds. Então, nesse dia começamos pela London Eye que não ficava distante do nosso hotel. Logo em frente tinha um cinema 3D bem legalzinho que estava incluído no ingresso.

Parlamento e Big Ben

London Eye

Vista do Parlamento e Big Ben da London Eye

Dia 6: LONDRES

Começamos o dia passando pela Trafalgar Square e a National Gallery.

Adquirimos o London Pass para os passeios e transporte. Fomos até a Torre de Londres conhecer o seu interior, e também fizemos o tour da Tower Bridge.

Torre de Londres

Tower Bridge

Depois visitamos a Catedral St. Paul, onde o príncipe Charles casou com a princesa Diana. Subimos na cúpula para uma vista aérea da cidade de um outro ângulo.

Catedral St. Paul

Não sei ainda é possível encontrar as famosas cabines telefônicas por lá. Depois que retornei, ouvi falar que eles estavam retirando por falta de uso.

Passamos pelo Covent Garden Market, pela Royal Opera HousePicadilly Circus, Regent Street, Oxford, Trafalgar Square, Parlamento e Big Ben. Um belo dia em Londres! Que começou com a típica garoa e terminou com sol! Sim! Peguei sol em Londres!!!

Convent Garden Market e Royal Opera House

Admiralty Arch

Dia 7: LONDRES

Pegamos o metrô e fomos até o estádio do Chelsea onde compramos uma visita guiada. Até hoje foi a visita guiada mais legal que já fiz em estádio! Bem divertida e animada (o pessoal da Arena do Grêmio deveria aprender com eles…).

Estádio do Chelsea

Perceba a diferença dos equipamentos no vestiário do time local e no dos visitantes.

Na volta visitamos a Abadia de Westminster, onde ocorreu o casamento do príncipe William com Kate Middleton. Confesso que imaginava outra coisa… achei bem sombria! Não me senti muito à vontade ali dentro.

Abadia de Westminster

Depois fomos ao museu de cera da Madame Tussauds. Os bonecos são realmente parecidos e o mais legal é que podemos interagir e fotografar tudo! São várias salas divididas por temas: cinema, música, lideranças políticas, religiosas, etc. Embarcamos também em um carrinho (no estilo dos táxis ingleses) onde fizemos uma pequena viagem no tempo passando por personagens reais e fictícios ao longo dos anos.

Museu de cera Madame Tussauds

Saindo do museu fomos até a Abbey Road tentar tirar uma foto na famosa faixa de segurança dos Beatles. Voltamos em um dos famosos ônibus vermelhos de 2 andares.

Bom… Como esse post já está bem maior do que eu imaginava e ainda estamos só na metade da viagem, vou deixar pra contar a segunda parte no próximo post!

E você? Me conta um pouquinho de como foi sua primeira viagem à Europa nos comentários. Vou adorar saber!

Quando fui: 22/04 a 27/04/12.
Quanto tempo: 6 noites, 6 dias.
Como cheguei: De avião saindo do Rio de Janeiro (GIG), voando TAM no voo direto.
Onde fiquei: Hotel George Opera (em Paris) e Hotel Days In London Waterloo (em Londres).
Principais visitas:
– Em Paris: Sacré Coeur, Torre Eiffel, Louvre, Saint Chapelle, catedral de Notre Dame, Arco do Triunfo, Versalhes, tumba de Napoleão.
– Em Londres: Parlamento (Big Ben), London Eye, Torre de Londres, Tower Bridge, catedral St. Paul, estádio do Chealsea, abadia de Westminster, museu de cera Madame Tussauds.
Baita dica: Adquirir o Paris Museum Pass e o London Pass.
Daqui fui para: Bruxelas, Bruges, Amsterdã, Colônia e Frankfurt.