No fim do terceiro dia em Bangkok compramos um tour bate e volta para Ayutthaya em uma agência que vendia passeios. Na manhã seguinte, no horário combinado, lá estava a van nos esperando.
Pra quem ainda não leu o post sobre Bangkok, é só clicar!
Ayutthaya fica a 80km de Bangkok e já foi um dos maiores centros urbanos do mundo e capital da Tailândia. Foi fundada em 1350 e não suportou as sucessivas invasões, até ser completamente destruída em 1767. Hoje o que vemos são apenas ruínas, mas mesmo assim o passeio vale muito a pena.
Wat Yai Chai Mongkhol
A primeira parada foi no Wat Yai Chai Mongkhol, que é um dos templos mais bem preservados de Ayutthaya. Possui centenas de estátuas de Buda ao redor.
Wat Mahathat
A segunda parada foi no Wat Mahathat: o Templo da Grande Relíquia. É nesse templo que vemos aquela escultura da cabeça de Buda entre as raízes de uma árvore, uma das mais famosas imagens de Ayutthaya.
Depois da guerra os templos foram destruídos e saqueados. As cabeças dos Budas foram roubadas para serem vendidas como peça de decoração. Por isso até hoje comprar imagens de Buda é algo ofensivo para o povo tailandês.
Essa cabeça só não foi roubada porque o ladrão foi preso no ato e, esquecida ali, a árvore a protegeu pra que ninguém a levasse.
Além dessa imagem existem outros templos dentro desse complexo. Vale a pena dar uma circulada por lá!
Wat Lokayasutharam
A próxima parada foi no Wat Lokayasutharam. Esse era um dos templos mais esperado por nós! É nele que está o Phra Bhuddhasaiyart, aquele Buda deitado que foi cenário do personagem Sagat no jogo Street Fighter, lembram?
Essa imagem do Buda tem 37 metros de comprimento por 8 metros de altura, um pouco menor que aquele do Wat Pho (que visitamos em Bangkok).
Logicamente, fizemos o hadouken pra relembrar o jogo. E levamos xingo porque é falta de respeito pular na frente de Buda (faça o hadouken sem pular! 😜).
CLIQUE PARA VER NOSSO VÍDEO DO HADOUKEN
Wat Phu Khao Thong
Esse templo é um dos mais preservados que visitamos. Podemos subir até a metade para ter uma vista das plantações de arroz que ficam ao seu redor.
Wat Phra Si Sanphet
Esse foi o maior e mais importante templo de Ayutthaya. Ficava dentro do antigo Palácio Real e somente os imperadores e seus convidados podiam entrar ali. Foi um dos templos mais danificados na guerra e muitos materiais foram reaproveitados na construção de outros prédios de Bangkok. As 3 torres que ainda restam guardam as cinzas de vários governantes.
Wat Phra Mongkhon Bophit
Nesse templo há uma imagem de Buda sentado representando o momento em que ele foi tentado e pediu ajuda divina para não se desviar do seu caminho de evolução. Esta imagem era toda de bronze e ficava ao ar livre, mas na década de 90 a estátua foi toda coberta de ouro.
Nesse dia acabamos fazendo amizade com o Renan (que nos emprestou o chapéu do Vietnã pras fotos e precisava de amigos malucos pra fazer o hadouken com ele), e um russo muito doido que não conseguia se comunicar direito com a gente. Na volta conhecemos a Priscila e o Pedro, que acabamos reencontrando em Bangkok mais tarde.
Quando fui: de 05/12/19 (bate e volta de Bangkok).
Quanto tempo: 1 dia.
Como cheguei: Passeio guiado de van.
Principais visitas: Wat Yai Chai Mongkhol, Wat Mahathat, Wat Lokayasutharam, Wat Phu Khao Thong, Wat Phra Si Sanphet e Wat Phra Mongkhon Bophit.
Baita dica: Não aceitar de jeito nenhum os passeios oferecidos na rua! Compre em uma agência.
2 comentários
Maravilhoso este lugar !
Que legal Ester! Você esteve lá na tua viagem? Que bom que gostou!