Segue a continuação do roteiro de minha primeira viagem à Europa. Pra quem não leu, a primeira parte eu conto AQUI.
Dia 8: LONDRES / BRUXELAS / BRUGES / BRUXELAS
Pegamos o trem cedinho de Londres até Bruxelas. Fomos novamente de Eurostar. Largamos as coisas no hotel e fizemos um bate e volta até Bruges. A cidade é bonitinha, talvez, por ser num sábado e estar garoando, achei ela medieval demais pro meu gosto. Voltamos a Bruxelas e andamos pelas redondezas do hotel.
Bruges
Bruxelas
Dia 9: Bruxelas / Amsterdã
Levantamos cedo e saímos passear a pé pela cidade que estava completamente vazia! Provavelmente por ser domingo mas, o fato é que não me encantei pela Bélgica.
Se tivesse que fazer uma alteração nesse roteiro seria essa: ficaria mais tempo em Londres e iria direto pra Amsterdã, deixando a Bélgica pra outra viagem. De qualquer forma, valeu a pena pela cerveja e pela batata frita! As melhores da viagem, sem dúvida!
Pegamos o trem e fomos pra Amsterdã. Chegando lá fomos fazer o Heineken Experience. É um museu interativo que apresenta a evolução da marca até os dias de hoje. Pra quem gosta da cerveja vale mesmo a pena!
Heineken Experience
O local onde hoje funciona o Heineken Experience foi a primeira fábrica da cerveja mais famosa da Holanda. Sendo que esta foi produzida ali até 1988. Atualmente é local preparado para receber os turistas, e um dos lugares mais visitados de Amsterdã.
Saindo dali fomos caminhando até a praça dos museus. Não consegui de jeito nenhum tirar uma foto vazia com o letreiro I AMSTERDAM e acabei tirando no sufoco uma foto com cada letra pra montar a palavra depois. Passamos ainda pelo mercado flutuante (que já estava fechado), pela Torre da Moeda, pela ponte Blauwbrug e pela ponte Magerebrug.
Dia 10: Amsterdã
Reservei esse dia para ir ao Keukenhof, o parque das tulipas de Amsterdã. Escolhi essa época para viajar justamente por causa delas! O parque funciona somente de março a maio.
O trenzinho que nos leva até o parque sai do aeroporto. Compramos o ingresso lá mesmo junto com o tiket de ida e volta. O parque é enorme e muito bonito! Me surpreendi demais com a variedade e a beleza das flores.
Keukenhof
Na volta nos surpreendemos com uma grande festa que havia na cidade! Todos vestidos de laranja, com balões e barcos enfeitados. Descobrimos que era o Queen’s Day: o dia do aniversário da rainha onde todos saem às ruas (e canais!) celebrar.
Dia 11: Amsterdã
Começamos o dia visitando a Arena do Ajax. Compramos o tour guiado. Lembro que nessa época a Arena do Grêmio ainda estava em construção e eu só pensava: tomara que fica tão bonita quanto essa do Ajax!
À tarde visitamos o bairro da luz vermelha (aquele das quengas nas vitrines! 👯♀️🔞) onde é proibido fotografar. Visitamos a igreja de São Nicolau (depois de ver as quengas tem que rezar, né?! 😇), passamos pela Torre das Lágrimas, e circulamos mais um pouco pela cidade. Gostei demais de Amsterdã!
Pra finalizar o dia bem, fomos à uma cervejaria bem típica de Amsterdã, a Brouwerij’t IJ, construída num moinho.
Dia 12: Amsterdã / Colônia / Frankfurt
Saímos de Amsterdã e fomos de trem até Colônia conhecer a famosa Catedral Gótica, que é praticamente o único monumento que ficou em pé depois dos bombardeios da II Guerra Mundial na cidade.
Colônia foi uma “parada técnica” só para conhecermos a catedral mesmo. Dali pegamos outro trem rumo a Frankfurt.
Dia 13: Frankfurt
Esse era nosso último dia de viagem. Saímos em direção ao Römerberg, aquela praça com as casinhas típicas alemãs. Visitamos a igreja de São Paulo, passamos pela Eurotower, conhecemos a ópera e paramos fotografar alguns outros lugares bonitos pelas redondezas.
Nesta mesma noite embarcamos de volta para o Brasil e chegamos em casa no dia seguinte.
Quando foi: 28/04 a 03/05/12.
Quanto tempo: 5 noites e 5 dias.
Como cheguei: De trem (Eurostar) saindo de Londres.
Onde fiquei: Hotel Ibis Brussels Grand Place (em Bruxelas), Hotel V Frederiksplein (em Amsterdã) e Leonardo Hotel (em Frankfurt).
Principais visitas: Bruges e Bruxelas, Heineken Experience e Keukenhof (Amsterdã), Catedral Gótica (Colônia), e Römerplatz (Frankfurt).
Baita dica: Se puder vá na primavera pra visitar o Keukenhof! E não deixe de conhecer o Heineken Experience!
Daqui fui para: Brasil.