Home Europa Atenas em 2 dias

Atenas em 2 dias

por Cláudia Hofstaetter
3211 visualizações

Quando decidi criar o blog pra contar um pouquinho das minhas viagens fiquei em dúvida por qual começar. Se fazia em ordem cronológica, se ordenava por continentes, ou iria contando de forma aleatória. Escolhi começar pela Grécia porque é esta viagem que estampa os meus fundos de tela até hoje. É a que mais gosto de rever as fotos e a que mais me traz emoções boas ao lembrar.

Falando desse jeito vocês nem imaginam que Grécia não estava na minha lista dos próximos destinos! Decidi ir pra lá por uma ligação da Rejane, minha amiga e companheira de viagens, dizendo que tinha encontrado um voo bom e me convidando pra ir com ela. Precisa convidar duas vezes? Topei na hora!

Chegamos em Atenas na madrugada do dia 25/10/17 e fomos super bem recebidas no hotel Herodion. Nosso quarto tinha uma varanda com vista linda para o Partenon!

Abaixo conto como foram meus 2 dias em Atenas, com o roteiro detalhado e as dicas do que fazer.

Dia 1: Walking tour, Acrópole e jantar/show

Walking tour

No dia seguinte participamos de um walking tour guiado e gratuito que a Rejane reservou pela internet. Pegamos o metrô e fomos até a Biblioteca Nacional, ponto de encontro com o nosso guia. Começamos pela Universidade e a Academia de Atenas, o Parlamento Helênico, entramos também no metrô da praça Sintagma, obra esta que foi atrasada pois em cada escavação achavam um sítio arqueológico!

Biblioteca Nacional da Grécia

Academia de Atenas: é a academia nacional mais importante da Grécia. Foi fundada em 18 de março de 1926.

Parlamento: é o primeiro Palácio Real da Grécia moderna, concluído em 1843. Abriga o Parlamento Helénico desde 1934.

Praça Sintagma: em frente ao parlamento. Na estação do metro desta praça tem um museu interessante. A obra do metro foi atrasada pois cada vez que cavavam achavam um sitio arqueológico.

Dali seguimos para o Jardim Nacional, o Estádio Panatenaico, o Templo de Zappeion, o Templo de Zeus Olímpico, e terminamos no Arco de Adriano.

Jardim Nacional

Templo de Zeus Olímpico: reza a lenda que Sócrates costumava se encontrar com seus discípulos neste local. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos.

Arco de Adriano: portão com 18 metros de altura, separava a cidade velha da cidade moderna, foi construído no ano de 131 d.C em comemoração ao imperador romano.

O guia que nos acompanhou nesse tour era realmente muito bom! Normalmente são estudantes ou professores de história e, apesar do tour ser gratuito, no final todos os participantes colaboraram com uma gorjeta voluntária.

Acrópole

Paramos para almoçar e subimos a pé até a Acrópole, que é a mais conhecida e famosa do mundo! As acrópoles eram construções no ponto mais elevado das cidades e serviam originalmente como proteção contra invasores, quase sempre cercadas por muralhas, e com o tempo passaram a servir como sedes administrativas e religiosas. A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C. e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.

Odeão de Herodes Ático: teatro antigo construído a mando de Tiberius Claudius Atticus Herodes, membro de uma importante família ateniense, em homenagem à esposa Regilla. Hoje, recuperado, o local é palco de festivais e concertos.

Erecteion: considerado o espaço mais sagrado da Acrópole, onde foi realizado o culto de várias divindades. O local começou a ser erguido em 421 a.C. e só terminou 15 anos mais tarde. A estrutura do templo é toda em mármore.

Erecteion: uma das partes que mais chamam a atenção no templo é a lateral, onde estão As Cariátides, colunas em forma de estátuas de seis belas mulheres que sustentam todo o peso da cobertura. À primeira vista, elas parecem idênticas, mas uma inspeção detalhada revela que cada uma apresenta suas próprias características (no Novo Museu da Acrópole é possível admirá-las bem de perto).

Partenon: no ponto mais alto e visível da Acrópole está o Partenon, famoso templo grego dedicado à deusa Atena, padroeira da cidade.

Partenon: a construção do local, cuja estrutura é toda em mármore branco do monte Pentélico (situado a nordeste de Atenas), teve início em 447 a.C. e só terminou nove anos depois.

Do alto da Acrópole se pode contemplar uma vista linda de toda a cidade. Passamos a tarde toda lá e ficamos até o pôr do sol que estava especialmente bonito aquele dia.

grecia-atenas-partenon-acropole

Jantar/show

À noite fomos a um jantar/show bem típico da Grécia, daqueles que eles dançam, tocam e quebram pratos. Foi muito divertido! Inclusive fomos convidadas a participar da apresentação em alguns momentos.

Dia 2: Museu da Acrópole, catedral e Monastiraki Square

Museu da Acrópole

No dia seguinte fomos ao Museu da Acrópole. Inicialmente ele não estava em nosso roteiro, mas como conseguimos fazer mais coisas que o esperado no primeiro dia, e como ele era realmente muito próximo do nosso hotel, decidimos ir visitá-lo.

Confesso que foi uma das surpresas mais agradáveis da viagem! No início estávamos meio perdidas lá dentro, até que encontramos um grupo de portugueses que estavam acompanhados por um guia. Ele explicava cada detalhe num português perfeito (era grego, mas parecia brasileiro!) e com uma paixão contagiante pela história e mitologia. Recomendo fortemente o acompanhamento de um guia dentro desse museu. Inclusive, pra quem gosta da história e mitologia como eu, recomendo o acompanhamento de um guia durante pelo menos um dia inteiro em Atenas. Conseguimos enxergar tudo com outros olhos depois das explicações do Pan. Peguei o contato dele e certamente irei contratá-lo em uma próxima visita.

Essa é a reconstrução dos adornos de uma das faces do Partenon. Retrata o nascimento e a “coroação”de Atena (que nasceu da cabeça de Zeus).

A outra face retrata a competição entre Atena e Poseidon para ser o patrono da cidade de Atenas. Cada um ofereceu algo ao povo que no final julgaria o vencedor. Poseidon ofereceu um “laguinho” de água salgada. Já Atena, deusa da sabedoria, conquistou o povo oferecendo a oliveira.

A maioria das peças deste museu são pedaços originais da Acrópole que foram tirados para a preservação. Mal sabíamos que as Cariátides do Erecteion que havíamos fotografado tanto no dia anterior eram réplicas e que as originais estavam nesse museu (apenas 5 delas, a sexta foi doada ao Museu Britânico de Londres e está exposta lá).

Uma das coisas mais legais é que o Partenon de dentro do museu foi construído exatamente na mesma posição do original. Enquanto observamos as peças do museu, podemos contemplar a vista dele pela vidraça. Cada coluna de metal representa as do lado de fora, assim como os blocos e demais detalhes retirados do original estão colocados exatamente na mesma posição.

Vista da Acrópole de dentro do museu.

Catedral Metropolitana

Do museu saímos caminhar pelas ruas de Atenas. Seguimos em direção à Catedral Metropolitana. Caminhar em Atenas é uma atração à parte! Em cada cantinho nos esbarramos com um pouquinho de história!

Catedral Metropolitana: sua construção iniciou no natal de 1842. O material veio da demolição de 72 outras igrejas e as obras se prolongaram por vinte anos.

Construções históricas misturadas às modernas.

Monastiraki Square

Seguimos caminhando em direção à Monastiraki Square. Essa praça foi assim batizada devido à existência de um monastério no local no século XVII. Hoje é um ponto de encontro no centro de Atenas e está sempre cheio de pedestres, tanto durante o dia quanto à noite. Nas ruas que dão acesso ao local é possível encontrar vários restaurantes que servem comida de qualidade a excelentes preços. Além disso, nas proximidades da praça existe um “mercado de pulgas”. Ali encontramos de tudo um pouco: roupas, calçados, acessórios, antiguidades, etc. Terminamos nosso dia em Atenas na Estoa de Átalo. Como estávamos cansadas, acabamos olhando somente por fora sem pagarmos pela visita interna. Sentamos em um restaurante por ali mesmo para admirar a vista, comer uma pizza acompanhada de uma sangria grega.

Monastiraki Square e arredores

Estoa de Átalo: estrutura típica da era helenística, esta estoa era um dos maiores edifícios da antiga Atenas.

No dia seguinte seguimos viagem rumo à Santorini! Mas isso eu conto no próximo post.

Quando fui: de 25 a 28/10/17.
Quanto tempo: 3 noites, 2 dias.
Como cheguei: De avião saindo de Guarulhos, voando Turkish, com conexão em Istambul.
Onde fiquei: Hotel Herodion.
Principais visitas: Walking Tour, Acrópole e Museu da Acrópole.
Baita dica: Contrate um guia!
Daqui fui para: Santorini.