Categories: ÁsiaTailândia

Ayutthaya: bate e volta de Bangkok

No fim do terceiro dia em Bangkok compramos um tour bate e volta para Ayutthaya em uma agência que vendia passeios. Na manhã seguinte, no horário combinado, lá estava a van nos esperando.

Pra quem ainda não leu o post sobre Bangkok, é só clicar!

Ayutthaya fica a 80km de Bangkok e já foi um dos maiores centros urbanos do mundo e capital da Tailândia. Foi fundada em 1350 e não suportou as sucessivas invasões, até ser completamente destruída em 1767. Hoje o que vemos são apenas ruínas, mas mesmo assim o passeio vale muito a pena.

 

Wat Yai Chai Mongkhol

A primeira parada foi no Wat Yai Chai Mongkhol, que é um dos templos mais bem preservados de Ayutthaya. Possui centenas de estátuas de Buda ao redor.

Esta estupa (monumento construído sobre os restos mortais de uma pessoa importante dentro da religião budista) possui mais de 60 metros de altura e foi construída com mais de 28 toneladas de tijolos.

Wat Mahathat

A segunda parada foi no Wat Mahathat: o Templo da Grande Relíquia. É nesse templo que vemos aquela escultura da cabeça de Buda entre as raízes de uma árvore, uma das mais famosas imagens de Ayutthaya.

Reparem nos diversos Budas sem cabeça que encontramos pelo caminho.

Depois da guerra os templos foram destruídos e saqueados. As cabeças dos Budas foram roubadas para serem vendidas como peça de decoração. Por isso até hoje comprar imagens de Buda é algo ofensivo para o povo tailandês.

Essa cabeça só não foi roubada porque o ladrão foi preso no ato e, esquecida ali, a árvore a protegeu pra que ninguém a levasse.

Pessoalmente a imagem é bem menor do que eu imaginava. Só podemos ficar de costas pra ela quando sentados.

Além dessa imagem existem outros templos dentro desse complexo. Vale a pena dar uma circulada por lá!

Wat Lokayasutharam

A próxima parada foi no Wat Lokayasutharam. Esse era um dos templos mais esperado por nós! É nele que está o Phra Bhuddhasaiyart, aquele Buda deitado que foi cenário do personagem Sagat no jogo Street Fighter, lembram?

Essa imagem do Buda tem 37 metros de comprimento por 8 metros de altura, um pouco menor que aquele do Wat Pho (que visitamos em Bangkok).

Logicamente, fizemos o hadouken pra relembrar o jogo. E levamos xingo porque é falta de respeito pular na frente de Buda (faça o hadouken sem pular! 😜).

CLIQUE PARA VER NOSSO VÍDEO DO HADOUKEN

Wat Phu Khao Thong

Esse templo é um dos mais preservados que visitamos. Podemos subir até a metade para ter uma vista das plantações de arroz que ficam ao seu redor.

Wat Phra Si Sanphet

Esse foi o maior e mais importante templo de Ayutthaya. Ficava dentro do antigo Palácio Real e somente os imperadores e seus convidados podiam entrar ali. Foi um dos templos mais danificados na guerra e muitos materiais foram reaproveitados na construção de outros prédios de Bangkok. As 3 torres que ainda restam guardam as cinzas de vários governantes.

Wat Phra Mongkhon Bophit

Nesse templo há uma imagem de Buda sentado representando o momento em que ele foi tentado e pediu ajuda divina para não se desviar do seu caminho de evolução. Esta imagem era toda de bronze e ficava ao ar livre, mas na década de 90 a estátua foi toda coberta de ouro.

Nesse dia acabamos fazendo amizade com o Renan (que nos emprestou o chapéu do Vietnã pras fotos e precisava de amigos malucos pra fazer o hadouken com ele), e um russo muito doido que não conseguia se comunicar direito com a gente. Na volta conhecemos a Priscila e o Pedro, que acabamos reencontrando em Bangkok mais tarde.

 

Quando fui: de 05/12/19 (bate e volta de Bangkok).
Quanto tempo: 1 dia.
Como cheguei: Passeio guiado de van.
Principais visitas: Wat Yai Chai Mongkhol, Wat Mahathat, Wat Lokayasutharam, Wat Phu Khao Thong, Wat Phra Si Sanphet e Wat Phra Mongkhon Bophit.
Baita dica: Não aceitar de jeito nenhum os passeios oferecidos na rua! Compre em uma agência.

Cláudia Hofstaetter

Cláudia Hofstaetter é uma jovem gaúcha que se formou em Publicidade & Propaganda e desde 2008 trabalha como agente e consultora de viagens. Proprietária da Viajantes S/A, criou este blog para relatar suas aventuras, compartilhar algumas dicas e inspirar quem também deseja se tornar um viajante.

View Comments

Share
Published by
Cláudia Hofstaetter
Tags: Roteiro

Recent Posts

Sintra e Queluz: bate e volta de Lisboa

Após os 2 dias em Lisboa, que contei nesse post, decidimos fazer um bate e…

3 anos ago

Lisboa em 2 dias

Em 2015 eu me preparava pra ir à Europa pela segunda vez. Queria muito conhecer…

3 anos ago

Porto Seguro: primeira viagem pós pandemia

Recebi o convite para conhecer Porto Seguro em abril, no meio da segunda onda da…

4 anos ago

Capadócia em 2 dias (com passeio de balão)

Essa é a continuação da viagem que começou na Grécia. Se você ainda não viu,…

4 anos ago

Aeroporto passo a passo: primeira viagem de avião

Em todos esses anos trabalhando em agência descobri que o maior medo das pessoas é,…

4 anos ago

Primeira viagem à Europa | Parte 2

Segue a continuação do roteiro de minha primeira viagem à Europa. Pra quem não leu,…

4 anos ago